E hoje, a nossa parceira Fernanda Barni de Almeida fala sobre como incorporar a tradição do something blue (algo azul) no seu casamento.
Há uma antiga tradição inglesa que diz trazer boa sorte para o casamento e vem sendo difundida cada vez mais, em todo mundo: o something blue. O costume pede que a Noiva utilize um item na cor azul durante sua cerimônia de casamento, para deste modo, atrair a felicidade de um casamento duradouro, fértil e próspero para o casal.
Esta tradição nasceu do seguinte ditado:
“Something old, something new,
Something borrowed, something blue,
And a silver sixpence in her shoe”.
Que traduzido para o português quer dizer:
“Alguma coisa antiga, alguma coisa nova,
Alguma coisa emprestada, alguma coisa azul,
E uma moeda de prata no seu sapato”.
E quem é que nunca ouviu alguém recitando esta rima em um filme de casamento, não é mesmo?
Geralmente, a família da Noiva é a responsável por providenciar estes amuletos e entregá-los de presente para a Noiva, antes do dia da festa. Eles são pequenos gestos de amor para os Noivos, entregues pela mãe, a irmã ou algum dos familiares dos Noivos, que desejam o “felizes para sempre” do casal.
O item antigo tem o intuito de relembrar os antepassados da família, também representando a continuidade da família. A Noiva pode, por exemplo, utilizar algum item que já foi usado por sua avó, como um par de brincos.
O item novo quer significar novas ofertas e otimismo para o futuro do casal, trazendo muita boa sorte. A Noiva pode utilizar, por exemplo, um par de sapatos novos neste dia.
O item emprestado simboliza a felicidade emprestada aos Noivos. Ele garante que o casal tenha somente pessoas queridas à sua volta, que tenha sempre um ombro amigo para ajudar em seus problemas. Um grampo de cabelo emprestado de uma amiga, por exemplo, já resolveria este problema.
A moeda no sapato é um desejo de boa sorte e prosperidade nas finanças do casal. Só é preciso ter cuidado para acomodá-la em um lugar que não vá machucar os pés da Noiva. Para que não escape do sapato durante a cerimônia, pode ser colada com um esparadrapo na sola do sapato.
A cor azul, por si só, representa a pureza, o amor e a fidelidade. Da mesma forma, a Noiva que utilizar um item azul em seu traje, terá a mesma sorte. No “grande dia”, a maioria das Noivas utiliza o tom de azul em brincos ou em sua lingerie, mas no post de hoje, resolvemos apresentar novas formas de seguir esta antiga tradição. Confiram!
* Anel de Noivado: As pedras azuis são tão elegantes quanto o diamante e fazem uma bela composição para o anel de noivado. Que tal apostar em um modelo de aliança com uma pedra azul? Não ficaria lindo?
* Bouquets: Os bouquets de Noiva também são uma bonita opção para utilizar a cor azul. Há belíssimas flores neste tom e a cor sempre alegra as composições.
* Sapatos: Os sapatos de casamento precisam ser elegantes e confortáveis! Além disso, é preciso escolher um par de sapatos que você também possa usar após o casamento. Neste caso, os sapatos azuis são uma ótima opção, pois a cor é super versátil.
* Damas e pajens: Eles trazem alegria e encanto para as cerimônias de casamento! Utilizando trajes em tons de azul, ainda trazem mais elegância ao ritual.
* Bolo de casamento: O bolo é sempre a estrela da festa! E como a cor azul é super versátil, ela fica elegante em qualquer combinação na mesa de doces.
* Decoração: O azul tem muitos tons e todos eles ficam elegantes na decoração de casamento, seja com a suavidade do azul claro ou na opulência do azul marinho.
Só é preciso levar um detalhe em consideração! Para cada linha da tradição, é preciso usar um item diferente. O amuleto não pode ser, por exemplo, um brinco azul, e ao mesmo tempo, emprestado pela avó da Noiva. O item something blue precisa de um objeto que o represente, bem como, o item antigo precisa de um outro item.
Nada disso é garantia de uma boa sorte na vida conjugal, mas com certeza, todo carinho ajuda! Boa sorte para nós!
Fernanda Barni de Almeida é formada em direito, mas descobriu não ter talento pra falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, ela criou o OMG para falardo que mais gosta: o amor. Você pode ler mais no blog dela (www.omgimengaged.com.br)