A ideia é basicamente a mesma… REUNIR os amigos e os familiares mais próximos antes da chegada do Grande Dia do casal!
Os CHÁS são eventos informais e descontraídos, geralmente organizados pelos próprios familiares e amigos, no qual a grande intenção é a INTERAÇÃO entre os convidados: com brincadeiras, conversas e muitas risadas.
Quando?
A melhor data para realizar esta festinha é cerca de UM MÊS antes da data do casamento. A Noiva já vai estar mais tranquila com os preparativos do casamento e pode aproveitar para entregar algum convite que não tenha conseguido entregar. Em se tratando de lista de presentes, com a casa e a mudança quase prontas, a Noiva já consegue definir quais são os itens que estão faltando e acresceta-lo a esta pequena lista de necessidades.
Onde?
Os chás pedem um clima intimista. Sendo assim, é melhor realiza-lo na sua casa, na casa de um familiar ou de um amigo bem próximo. Se ficar muito apertado em casa, os salões de festa, casas de praia e sítios também são bem-vindos. Para este tipo de evento, os salões de eventos e restaurantes acabam perdendo um pouco da característica.
Que horário?
Geralmente os chás são realizados nos sábados fim de tarde ou início de noite, mas ficam a critério do casal.
O que servir de comida?
Como a regra da festa é descontração, nada de comidinhas difíceis de comer. Ótimas sugestões são comidinhas volantes como sopas-creme, risotinhos, mini-sanduíches, canapés e salgados. Como sobremesa, um bonito bolo e variados tipos de docinhos ajudam a decorar a festa e agradam à grande maioria.
O que servir de bebidas?
Tenha disponível opções de bebidas não alcoólicas variadas como: águas, sucos e refrigerantes. Para a escolha do cardápio com álcool, a espumante é uma ótima opção, sugerindo um brinde! Mas a contratação de um barman para fazer drinks diferentes ou um bar de caipirinhas também é uma ótima opção.
Lista de presentes?
Não é NECESSÁRIO fazer, mas se você se sentir a vontade com seus convidados, FAÇA. Eu, particularmente, gosto muito da idéia de listas, pois acho seguro para todo mundo. O convidado tem a certeza de que os Noivos vão gostar do “mimo”. E a Noiva, se necessário, tem a possibilidade de trocar os itens que já possui ou que não lhe serviram por outra coisa, com maior facilidade. Imaginem ganhar um presente de cada loja e depois precisar trocá-los? Valores pequenos, vários endereços… Uma confusão!
É preciso ter um tema na decoração?
Não é que seja NECESSÁRIO definir um tema para a sua festa. Mas esta decisão vai ajuda-la a tomar todas as outras decisões mais facilmente. Não é preciso personalizar e padronizar todos os itens da festa. Com certeza, ficariam uma graça! Eu, inclusive, super apostaria em uma decór personalizada! Mas, se você não quiser fazer tudo isso, definindo as mesmas cores para as flores que vão enfeitar a mesa de doces, os guardanapos distribuídos aos convidados e as forminhas para o doces, por exemplo, e mantendo todo o restante o mais NEUTRO possível, você já terá um ambiente mais “amigável” e organizado para a festa.
Precisa ter brincadeiras?
Eu, particularmente, não sou a favor de brincadeiras que sujem, distratem ou ridicularizem ninguém. Prefiro opções engraçadas e que dividam bons momentos entre os amigos. Escolha brincadeiras relacionadas ao tipo de Chá, ou ainda, faça um jogo de perguntas e respostas com os Noivos. É diversão na certa!
DIFERENÇAS entre os três TIPOS de chás:
* Chá de Panelas
Convidados? Amigos do casal, ou se preferir, somente as amigas da Noiva.
O que selecionar para a lista de presentes? Miudezas de cozinhas, como: pegador de macarrão, ralador, tábuas, colheres de pau, toalhas de louça, formas de bolo, pratos de petisco, copos, facas e etc.
Entretenimento? Aula de culinária.
* Chá de Bar
Convidados? Amigos do casal.
O que selecionar para a lista de presentes? Itens relacionados ao bar do casal, como: bebidas em geral, coqueteleiras, porta copos, formas de gelo, bandejas, doces e chocolates diferentes, taças e copos, abridores de garrafa e etc.
Entretenimento? Aula de drinks ou caipirinhas com um barman.
* Chá de Lingerie
Convidados? Amigas da Noiva.
O que selecionar para a lista de presentes? Lingeries em geral, como: pijamas, chinelinhos, calcinhas, roupões, toalhas, aromatizadores de ambiente, sabonetes e cremes hidratantes, peças de decoração de banheiro, lavabo ou closet e etc. Neste caso é importante informar os tamanhos das peças que a Noiva usa, ok?
Entretenimento? Aula de maquiagem, aula de dança sensual ou bate-papo com uma sexóloga.
Fernanda Barni de Almeida é formada em direito, mas descobriu não ter vocação pra falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, criou o OMG pra falar do que mais gosta: o amor. Você pode ler mais em www.omgimengaged.com.br