Tudo sobre jóias – Diamantes

diamante

 

Que os diamantes são as pedras preciosas mais clássicas e amadas nós já sabemos, hoje o gemólogo Olavo Hermoso, que cria peças lindas de forma exclusiva, fala mais sobre eles:

"O diamante é um símbolo universal do amor. Tendo carregado inúmeros simbolismos, encarnou através dos séculos o amor romântico, emergindo hoje como seu mais poderoso mensageiro. (...) Hoje, mais do que nunca, o anel de noivado é a expressão mais poderosa do amor eterno e verdadeiro, um elemento essencial do ritual de casamento em todo o mundo." (História dos anéis de noivado, por De Beers).

Os diamantes não são todos iguais e não é apenas a beleza o brilho ou o preço que os torna tão especiais ou diferentes entre si. Como a maioria dos diamantes tem até três bilhões de anos de idade, eles são a matéria mais antiga que se pode possuir.
Marilyn Monroe, na pele da personagem Lolerei Lee do filme “Os Homens preferem as loiras” de 1953, já cantava que os diamantes são os melhores amigos que uma mulher. Para Lolerei os diamantes seriam mais seguros, duradouro e confiável do que juras de amor. Vendo as fortunas que circulam pelo mundo em diamantes, tão preciosos que garantiriam a tranqüilidade de qualquer Lolerei , não podemos deixar de pensar que em alguns casos, ela tinha razão.
Para facilitar a classificação das pedras e a comunicação entre compradores e vendedores, foi criado um padrão de classificação a partir de características que todos os diamantes possuem, os chamados 4 Cs: Color (cor), Clarity (Pureza), Cut (Corte) e CaratWeight (Peso em Quilates)

 

Cor

 

COLOR

A classificação por cor de um diamante começa na letra D e termina na letra Z, quanto menos cor o diamante apresenta, maior a sua classificação na escala. Porém um diamante com classificação de cor Z é considerado diferenciado ( Fancy) e classificado de outra forma por sua raridade.

 

Pureza

dc

O grau de pureza do diamante refere – se à presença ou não de manchas ou inclusões que possam diminuir seu valor .
A avaliação da pedra é feita por um profissional com uma lupa ou microscópio gemológico com 10x de aumento.
A quantidade, tamanho, posição e natureza das imperfeições definem o grau de pureza do diamante. Quando recebe a classificação F ( Flawless – sem imperfeições internas e externas) ele é considerado o mais puro.

 

Corte

cuts

A classificação do corte se refere à lapidação, à simetria e ao polimento do diamante.
O primeiro parâmetro para avaliação é o formato em que o diamante é lapidado. Uma boa lapidação garante ao diamante o brilho que o diferencia de outras pedras.
Em seguida, dois parâmetros muito diferentes: as proporções (ângulos e alturas) e o grau de acabamento (simetria e polimento) que mostram o cuidado e a experiência com que a pedra foi tratada no momento da lapidação.
Todos os ângulos e proporções da lapidação foram cientificamente definidos para garantir a melhor performance da luz dentro do diamante e seu retorno aos olhos do observador, criando as cores e brilho que se vê em um diamante de alta qualidade.

 

Quilates

carat

O quilate é uma medida de peso e equivale a 200 miligramas ou um quinto de um grama. Um diamante de um quilate equivale a um diamante de 0,20 gramas.
O quilate se divide em 100 unidades, chamadas pontos. Dessa formas, um diamante de 50 pontos tem 0,5 quilates (ct) de peso. Quanto maior o peso em quilates, maior o peso do diamante.

 

olavo Olavo Hermoso é gemólogo, com formação em Israel, um dos maiores berços de pedras preciosas do mundo. Desenvolveu sua marca própria que incorpora a essência e as características de um diamante. Olavo criou um processo de produção de peças sob encomenda, que se inicia na captação do desejo do cliente, seleção de pedras pra cada peça e uma produção cuidadosa. Criado para atender ás expectativas de cada cliente, esse processo acontece em encontros com hora marcada. Você pode conhecer mais do trabalho de Olavo em: www.olavohermoso.com.br