Tudo sobre jóias: A diferença entre aliança e anel de noivado

Se você quer dar um passo adiante em seu relacionamento e pretende fazer o pedido de casamento, deve ter se deparado com a seguinte dúvida: anel de noivado e aliança são a mesma coisa? Devo comprar os dois para o noivado? O uso de um exclui o outro?

No Brasil, a cultura do anel de noivado ainda é pouco difundida. Portanto, essa dúvida é bastante comum. Para entender o significado de cada uma dessas argolinhas é importante, primeiramente, esclarecer qual a diferença entre o pedido de casamento e o noivado.

Noivado e pedido de casamento são a mesma coisa?
lio
Foto: @salierilima

O pedido de casamento é o momento memorável e único em que o homem, geralmente, assume a responsabilidade de convidar a pessoa que ama para passar o resto da vida ao seu lado. Neste momento especialmente romântico, com o controle da situação em suas mãos, ele planeja surpreendê-la. Aqui, surpresa é a palavra-chave!

Na verdade, o pedido de casamento propriamente dito se resume àquele instante especial, quando ele se ajoelha na frente dela para fazer a famosa pergunta: "quer se casar comigo?". É um breve momento sustentado por semanas de esforço, planejamento, pesquisa e muito carinho no preparo da surpresa.

Já o noivado é o período de tempo entre o pedido de casamento e a celebração do matrimônio. É uma fase muito importante, onde os noivos vão se preparar para o casamento, aproximando suas famílias e planejando o futuro.

O que é um anel de noivado? Quais as características dele?
lio2
Anel de Noivado Solitaire I

O anel de noivado é a joia do pedido de casamento. Ele não é apenas símbolo de amor e comprometimento, mas também manterá vivas as memórias daquele momento em que ela ouviu a pergunta “quer se casar comigo?”.

Esta joia costuma ter características bastante específicas, que têm resistido ao teste do tempo. Os mais tradicionais, chamados de anéis solitários, são confeccionados em metais nobres, como ouro e platina, e possuem uma pedra preciosa em destaque, que se projeta para fora do aro, geralmente o diamante, que é a gema mais apreciada. No entanto, rubis, safiras, esmeraldas e até pérolas são utilizadas na fabricação de anéis de noivado.

Tradicionalmente, após o pedido de casamento, a noiva usa o anel de noivado em seu dedo anelar esquerdo durante todo o noivado. A partir do casamento, ele pode ficar preso pela aliança no mesmo dedo ou passar para o dedo anelar da mão direita.

O que é uma aliança? Posso usá-la para fazer um pedido de casamento?
lio3
Foto: @salierilima
As alianças aparecem em um momento posterior ao pedido de casamento. Ao contrário do anel de noivado, que costuma ser escolhido por ele e com pouca ingerência dela, as alianças são joias, em grande parte dos casos, escolhidas pelo casal. Elas entrarão em cena na cerimônia de casamento para simbolizar a união, os votos de fidelidade e o amor eterno.

Alianças são usualmente confeccionadas em ouro amarelo 18K. É comum encontrar diamantes nos modelos femininos. Nesses casos, os diamantes não são projetados para fora do aro, como é o caso dos anéis de noivado.

Print

Aqui no Brasil, o costume ainda é fazer o pedido de casamento ou noivar já com as alianças, que são as mesmas que serão usadas no casamento. Nesse caso, durante o noivado, o casal usa as alianças no dedo anelar da mão direita e, após o casamento, elas passam para o dedo anelar da mão esquerda.

Porém, a tradição do anel de noivado anda ganhando força no país. Muitos homens estão surpreendendo suas futuras esposas com emocionantes pedidos de casamento e lindos anéis de noivado.

De qualquer forma, não se sinta obrigado a usar aliança ou anel de noivado. Procure não transformar costumes e tradição em leis que devem ser seguidas a ferro e fogo. A regra é usar aquilo que faz mais sentido para o casal.

Sejam felizes para sempre!

marca
A Poésie é uma joalheria exclusivamente virtual, especializada em anéis de noivado e alianças, primando pela discrição, praticidade e atendimento personalizado e atencioso, pronto para tirar suas dúvidas e guiar sua escolha da melhor forma, além de ter modelos de jóias maravilhosos, para noivos de todos os perfis. "Vivemos não só por esses pequenos símbolos de amor e carinho, os anéis de noivado e alianças, mas para escrever histórias." Você pode conferir mais da marca em: www.poesie.com.br