Pra começar o dia, agradeça, pra terminar também

ruda

Tem tomado cada vez mais força na internet um desafio pra que a pessoa fique uma semana (ou em alguns casos 30 dias ) sem reclamar. A ideia seria fazer com que tomemos consciência do quanto reclamamos por nada e agimos pouco pra mudar o que nos incomoda. Importante, e muito difícil de se fazer.

Eu não sei se consigo ficar tanto tempo sem reclamar, sendo sincera. A gente se acostuma com as pequenas reclamações do dia a dia: aquele gemido de desespero quando o despertador toca de manhã, a irritação com o ônibus que demora, o desabafo com o colega sobre o chefe chato. De alguma maneira, faz parte, quando você menos percebe: opa! Já reclamou de algo outra vez.

Proponho que você faça um outro exercício, tentar agradecer na mesma medida (ou pelo menos o mais próximo possível) em que reclama. Agradeça pelas coisas grandes e pelas bobas também. Pode ser por ter pego um pouco menos de trânsito hoje de manhã ou porque o café no escritório tava fresquinho e do jeito que você gosta ou porque aquele problema super complicado que você tinha se resolveu. Simplesmente se acostume a agradecer mentalmente pelas pequenas coisas.

Isso não quer dizer que você tem que adotar uma postura de passividade, onde agradece por tudo e não muda nada ou não se permite um dia de mau humor ou um momento de raiva, não é isso., agradecer com frequência é simplesmente perceber os pequenos momentos que nos deixam um pouco mais feliz todo dia. Ser grato não significa ser passivo e aceitar tudo, aliás, ser grato te torna meio ganancioso. Você vai querer ter mais pra agradecer todo o dia e com isso não vai aceitar qualquer coisa. Não vai fazer com que os seus problemas sumam, mas vai te fazer perceber o quão valiosas são as soluções que aparecerem.

Agradecer pode ser também uma forma de perceber que se precisa mudar. Pense no seu dia a dia. Tem alguma coisa, alguma área que não te dá motivo nenhum, nenhum mesmo pra agradecer? E não digo agradecer com : “ah, obrigada porque pelo menos assim…” digo agradecer mesmo, sentir uma sensação boa, de recompensa, por mais difícil que seja. Se você não consegue pensar em nenhum motivo, se nada te deixa grato e feliz a respeito de algo, tá na hora de mudar.

Reclamar é uma delícia, entendo. Desabafa, faz com que os outros tenham solidariedade com você, pode até te fazer sentir parte de uma comunidade (  tem algo melhor do que comentar com alguém no ponto de ônibus sobre a demora e receber aquele olhar de companheirismo?). Agradecer é um pouquinho mais solitário porque se você sair falando obrigada pra tudo podem te achar meio doida. Mas vale a pena. Torna especial algo que podia passar despercebido. Te faz perceber que o dia é cheio de pequenos presentes. E todo mundo sabe que quando a gente ganha um presente, a gente agradece.

porteu

 

Carolina de Biagi é consultora de estilo e formada em organização de casamentos pelo SENAC. Além de escrever pro blog O Pedido, ela também escreve sobre estilo, moda e auto – estima no blog Um Unicórnio Fashionista. (www.umunicorniofashionista.wordpress.com) e no Volta, Carolina ( www.voltacarolina.wordpress.com)