OMG, I`m engaged! : 15 dicas pra organizar o casamento!

omg

Toda Noiva fica um pouco insegura durante a organização do casamento, não é mesmo? É normal, lógico! São tantas decisões a serem tomadas, tantas expectativas, tantas novidades, tantas pessoas para conversar, tantas contas a pagar. Será que ninguém tem nenhuma dica ÚTIL?

Pensando nisso, o OMG elaborou 15 dicas que NINGUÉM nos fala, mas que na prática, ajudam muito! Confiram!

dicas

01) Comece escolhendo um bom cerimonialista. Ele vai te ajudar a tomar boas decisões sobre o seu casamento. Um bom profissional vai te apresentar bons fornecedores, pessoas de confiança, dar dicas e achar os melhores preços. Por isso, pesquise sobre ele, peça referências da sua carreira, converse com suas amigas. Não adianta NADA ele ser o melhor profissional do mercado (e talvez o mais caro), se entre vocês não tiver empatia. Vocês vão precisar se dar bem, pois muitas vezes não vão concordar com a idéia um do outro. Então, a melhor coisa antes de contratar seu cerimonialista, é marcar um café para conversar sobre as suas expectativas como Noiva.

02) Geralmente as Noivas tem pelo menos um ano inteiro para preparar a festa. De início, parece um longo tempo, mas passa rápido demais! Por isso, aproveite cada uma das suas escolhas. Faça de cada momento uma celebração, não um compromisso. Abra um espumante, por exemplo, e faça da prova de doces uma festa! Eu garanto que, no futuro, você vai acabar sentindo saudades desta fase.

03) Nem toda Noiva pode gastar uma “pequena fortuna” em sua festa. Assim, para um casamento dar certo é preciso, antes de tudo, priorizar o mais importante. Os itens mais importantes são: comida quente e bem servida, bebida gelada e bem servida, o conforto dos convidados, e lógico, uma boa música para animar a festa. Todo o resto é supérfluo! Assim, garanta a qualidade destes itens, e depois, vá priorizando as coisas mais importantes e menos importantes para você (e para o seu bolso).

04) A lei da oferta e da procura ensina que o que é mais raro, acaba primeiro e tem o preço mais caro. Por isso, feche antes os fornecedores que eleger mais importantes. Ou seja, se você não abre mão de ter aquele “DJ X”, antes de consultar a agenda da decoradora, cheque a agenda do DJ. Os profissionais precisam respeitar a ordem das suas agendas e não podem estar em dois lugares ao mesmo tempo.

05) Algumas coisas parecem supérfluas à primeira vista, mas elas podem GARANTIR o bom andamento do seu casamento. NUNCA planeje um casamento em um espaço aberto sem que haja um espaço coberto, para usar caso seja necessário. Previna-se, pelo menos, com tendas nas partes mais importantes do evento. Outra dica muito importante é a contratação de um gerador. Um casamento sem eletricidade não acontece. Todo o seu esforço e planejamento valeram de nada, por conta de um valor pequeno, perto do que foi gasto com toda a festa. Em eventos com muitos convidados, também sugere-se a contratação de uma ambulância. Nunca se sabe o que pode acontecer durante uma festa. Então, previna-se!

06) A lista de decisões a tomar é imensa. São muitos itens para escolher! Por este motivo, depois de escolher um fornecedor e a sua opção de serviço, não pesquise mais sobre este item. Ficar mudando de idéia, o tempo todo, só vai piorar sua relação com o fornecedor e não é isso que você quer, já que deseja que o fornecedor esteja FELIZ e realizando um bom trabalho no seu dia.

07) Já escutei várias vezes que é mais difícil fazer a lista de convidados do que arranjar o Noivo! Brincadeiras à parte, a lista de convidados dá mesmo muita dor de cabeça. Já fizemos um post por aqui, com todas as dicas para não errar na hora de fazer a lista. As duas dicas mais importantes são: faça uma tabela DETALHADA com todos os dados dos convidados, para depois, realizar os cortes necessários em GRUPOS.

08) É muito difícil fazer a seleção de casais para padrinhos de casamento. Ao contrário do que muitos pensam, ser padrinho de casamento não quer dizer receber um título de amigo mais importante. Ser padrinho de casamento é ser alguém importante para o casal, alguém que no futuro, vai ajudar a resolver os problemas que aparecerem, alguém que irá mediar as relações. Alguém com calma, com afinidade, alguém imparcial e de confiaça. Escolha os casais de padrinhos com o coração, mas pense no FUTURO das relações de vocês.

09) Muitas Noivas optam por casar com cabelos soltos pois estão acostumadas a se verem assim e dizem não se gostarem de cabelos presos. O que acontece é que em uma festa de casamento, onde se é o centro das atenções e todos querem comprimentá-la, ao usar o cabelo solto, o resultado muitas vezes é desastroso. A Noiva chega ao final da festa parecendo um espantalho! Principalmente se o casamento for ao ar livre e tiver vento. A dica para se acostumar com o cabelo preso é ir fazendo vários penteados ao longo do ano de noivado. Parece bobo, mas você vai se acostumando com o resultado e ainda pode provar vários penteados diferentes. Aposte no coque! Ele vai te deixar linda e segura da primeira à última foto!

10) É muito comum as Noivas reclamarem que tal detalhe não foi fotografado ou que ficou sem uma foto especial com aquela tia que mora não sei onde. Para evitar estes “probleminhas”, faça uma lista das fotos que são IMPRESCINDÍVEIS e entregue ao fotógrafo. Ele não tem como adivinhar o que você espera que seja feito, então, previna-se! E como você vai estar muito ocupada no dia do casamento, converse com alguém de sua confiança, como sua mãe ou irmã, para que ajude o fotógrafo a identificar as pessoas desta lista. Do mesmo modo, se alguma música for muito importante, ou ainda, se você detestar algum estilo musical, não esqueça de informar ao DJ. Você precisa confiar nos profissionais que contratou, deixe-os livres para realizarem seus trabalhos, mas avise caso tenha solicitações importantes.

11) Não deixe para usar o sapato do casamento somente no dia da festa. Ande com o sapato dentro de casa! A festa vai ser longa e isto vai evitar que você esteja com os pés cansados e machucados na lua de mel!

12) É difícil não se emocionar em um dia tão especial como este. Mas é lógico que você não quer ficar vermelha e borrada em todas as fotos. A dica é, no dia anterior, se ESFORÇAR para chorar. Isto mesmo! Coloque uma música triste ou assista aquele filme que você SEMPRE chora, reflita sobre sua vida e sua família, e chore tudo o que tiver vontade! Depois lave o rosto, hidrate bem, beba bastante água e durma com os anjos! Você vai acordar renovada para aproveitar sua festa!

13) Você vai casar e logo sair em lua de mel? Então, para não criar um estresse a mais em cima da hora, providencie as malas, documentos e vistos com bastante antecedência. Deixe tudo o que você precisa à vista e de forma esquematizada no seu quarto. Se possível, faça uma listinha para conferir tudo!

14) Vai ser muito ruim voltar de lua de mel, ir cansado após a viagem direto para a casa nova e não ter nada por lá! Assim, para não correr riscos, providencie uma pequena compra de itens indispensáveis para a nova casa: comidinhas semi prontas, itens de higiene e bebidas.

15) Como última dica: não deixe para tomar NENHUMA decisão importante no seu grande dia. No dia da festa, alimente-se bem, beba muita água, confie nos profissionais contratados e aproveite! Alguma coisa vai acabar saindo errado! Mas saiba que só você, que contratou os serviços, saberá o que deu errado. Para todos na festa, tudo vai estar LINDO! Então deixe para se estressar e se preocupar na volta da lua de mel.

fernanada Fernanda Barni de Almeida é formada em direito, mas descobriu não ter vocação pra falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, ela criou o OMG pra falar do que mais gosta: o amor! Você pode ler mais em www.omgimengaged.com.br